Existem 9 Centros Energéticos no Desenho Humano que representam a energia que flui dentro de nós para fazer de nós quem somos. A sua origem advém do sistema de chacras hindu onde existem 7 centros (chacras), todos alinhados e que permitem que a nossa energia Kundalini possa ascender no nosso percurso para o Samadhi.
No Desenho Humano, os centros funcionam de forma mais prática e com funções mais definidas, além de que são eles que definem o nosso Tipo de Energia e que permitem, através da ativação de Portas em pólos opostos, a formação de Canais que atribuem caraterísticas à nossa personalidade.
Antes da descoberta da existência do planeta Úrano, no século XVIII, as pessoas só possuíam 7 centros iguais aos chacras. Quando nos tornámos seres de 9 centros, houve uma mutação genética que permitiu o aparecimento dos centros G e Esplénico (Baço), além de uma reorganização dos centros restantes.
Assim que olhamos para o nosso gráfico de Desenho Humano, os nove centros são a primeira coisa que nos salta à vista. Representados por figuras geométricas, os nove centros podem aparecer coloridos ou em branco. Se um centro está colorido, isto quer dizer que está Definido. O que torna um centro Definido é a existência de um canal entre ele e um outro centro (que fica também Definido). Os centros Definidos têm uma energia consistente, que está sempre a emitir. São parte íntegra de quem somos e surgem em muitas temáticas da nossa vida.
Por outro lado, se um centro está em branco, é porque está Indefinido ou até mesmo Aberto, quando não tem quaisquer Portas ativas. É nestes centros que recebemos energia vinda de fora. Esta energia, não só é absorvida como também é ampliada. Os nossos centros Indefinidos representam as áreas onde mais podemos adquirir sabedoria, dão-nos o potencial para evoluirmos nesta vida. Porém, são também os centros que nos podem causar mais dor ou distração.
Um bom exemplo disto é o centro do Plexo Solar. Este centro é representado por um triângulo na parte inferior direita do gráfico e é o centro que gere as emoções. Quem tem o Plexo Solar Indefinido é regularmente referido em Desenho Humano como Não-Emocional. Este termo não podia estar mais longe da verdade. Na prática, as pessoas com o Plexo Solar Indefinido são extremamente empáticas e capazes de sentir (e ampliar) a dor de todos os que estão à sua volta. Esta empatia pode ser uma grande fonte de sabedoria se for utilizada de forma consciente.
Cada centro tem a sua função e representa uma temática específica. As suas Portas surgem sempre dentro dessa mesma área.
O PRIMEIRO CENTRO: A COROA
No topo da cabeça, no gráfico de Desenho Humano, encontramos um triângulo isósceles. O centro da Coroa representa a glândula pineal no cérebro. É o centro da inspiração que recebe a pressão mental para respondermos a todas as questões da vida. Dependendo das Portas definidas neste centro as questões às quais tentamos responder podem ser de natureza abstrata, lógica ou individual.
Coroa Indefinida
Como todos os centros indefinidos, a Coroa Indefinida não recebe inspiração de forma consistente. A inspiração não é gerada no interior do indivíduo, é recebida do exterior e ampliada. Os seres com a Coroa Indefinida inspiram-se facilmente com o mundo à sua volta e, por isso, podem surgir dificuldades em aplicar essa inspiração de forma prática. O desafio para quem tem este centro indefinido é saber escolher quais as inspirações que realmente valem a pena e quais são para apenas observar.
Com a Coroa Indefinida há uma tendência para querer responder a todas as questões do mundo. Essa tendência pode exacerbar-se uma vez que este é um centro de pressão. Por receber inspiração constante, torna-se difícil encontrar uma resposta clara para todas as questões. Receber tanta influência e pressão externa torna mais complicado tomar uma decisão que se alinhe com o nosso Desenho Humano. Para evitar isso, devemos sempre seguir a nossa Estratégia. Afinal, é com ela que devemos tomar decisões e não com a cabeça.
Coroa Definida
Quando a Coroa está Definida, ela aparece colorida a amarelo e radiamos inspiração para o mundo. As questões são geradas pelo próprio constantemente e há uma tendência para a pessoa sentir-se mal se não encontrar logo as respostas. Para alguém com a Coroa Definida, é importante tolerar este processo permanente de auto-questionamento mas não deixar que seja este a influenciar a tomada de decisões.
O SEGUNDO CENTRO: AJNA
O Ajna aparece representado no nosso gráfico como um triângulo invertido dentro da nossa cabeça. Este é um centro de consciencialização e simboliza a glândula pituitária. A função deste centro é conceptualizar ideias e pesquisar.
Ajna Indefinido
As pessoas com um Ajna Indefinido não têm um modo de pensar fixo e, por isso, são capazes de processar e absorver informação de maneiras diferentes e de fontes diversas. Como tal, caraterizam-se pela sua mente justa, tolerante e empática.
Pela sua capacidade de receber informação de fontes tão diferentes, as pessoas com o Ajna Indefinido podem parecer instáveis nas suas opiniões e serem apelidadas de vira-casacas. Na verdade, não é fácil para um Ajna Indefinido comprometer-se com um determinado sistema de crenças cegamente a não ser que estas tenham surgido com o aval da Estratégia e Autoridade de cada um.
Ajna Definido
O Ajna Definido aparece colorido a verde e foi feito para recolher e guardar informação. As pessoas com o Ajna Definido são rápidas a tirar conclusões porque são capazes utilizar a vasta informação que acumulam. Por mais abstrata que seja uma ideia, as pessoas com o Ajna Definido conseguem conceptualizá-la. As suas ideias são fixas mas é importante relembrar que, no Desenho Humano, as decisões não devem ser tomadas com a cabeça. Para um Ajna Definido é muito importante relembrar a Estratégia e Autoridade.
O TERCEIRO CENTRO: GARGANTA
Este centro aparece no gráfico como um quadrado situado na zona do pescoço. A Garganta é o centro da comunicação. Todos sabemos que as palavras têm poder e têm impacto. Por isso mesmo, este é o nosso centro da manifestação. No que diz respeito ao nosso corpo, a Garganta representa a tiróide.
Garganta Indefinida
As pessoas com a Garganta Indefinida sentem muita pressão do exterior para falar, o pior é que o que dizem sai de uma forma tão abruta que raramente é bem recebido pelos outros. Porém, nem tudo é mau para quem tem a Garganta Indefinida. A sua capacidade de receber energia exterior faz com que muita gente com este centro indefinido tenha uma enorme aptidão para cantar, discursar, aprender línguas estrangeiras ou até mesmo representar.
Com este centro Indefinido vem uma capacidade inata para falar pelos outros, o que faz destes indivíduos grandes defensores de causas.
O melhor conselho para alguém com a Garganta Indefinida é mesmo ficar calado e usar a sua Estratégia para falar. Quando alguém com este centro indefinido fala apenas quando é convidado ou em resposta a alguma pergunta, consegue não só expressar-se bem como também ser ouvido.
Garganta Definida
Quando este centro está definido, aparece no gráfico colorido a castanho. Alguém com a Garganta Definida nasceu para falar, mas o seu modo de falar vai variar consoante o outro centro que está ligado à Garganta. Por exemplo, alguém com a Garganta ligada ao Plexo Solar não vai ter problemas em falar sobre os seus sentimentos.
O QUARTO CENTRO: G
O centro G refere-se à figura em forma de losango que se situa ao meio do peito no gráfico. Este centro também é conhecido como o centro da Identidade. É aqui que reside a nossa alma e onde se encontra o monopolo magnético . É o centro do amor e da direção e um dos mais importantes no sistema de Desenho Humano. Dentro do corpo humano, o centro G representa o fígado.
G Indefinido
As pessoas com o centro G indefinido são excelentes a captar a forma de ser e a direção pessoal dos outros. Elas conseguem absorver e amplificar e assim, transmitir aos outros quem os outros realmente são. Quando o centro G aparece indefinido, as pessoas ganham caraterísticas camaleónicas, sendo relativamente fácil para elas integrarem-se num determinado grupo. Pela sua capacidade de espelhar os outros, alguém com este centro indefinido dá um bom psicólogo ou professor.
G Definido
Quando temos o centro G definido, viemos ao mundo para dar amor. O nosso sentido de direção é tal que sabemos bem quem somos e para onde queremos ir. As pessoas com um centro G definido têm os seus valores éticos e morais bem enraizados e têm tendência a aceitarem-se como são sem reservas em expressar o seu Eu em toda a sua amplitude.
O QUINTO CENTRO: O CORAÇÃO
O Coração é o pequeno triângulo que aparece ligeiramente à direita do losango no gráfico. Este é o centro do nosso coração, estômago e vesícula e um dos quatro centros motores. O Coração é o motor responsável pela concretização material. Em termos energéticos é o Coração que nos dá a chamada força de vontade para seguirmos em frente mesmo quando tudo parece difícil.
Coração Indefinido
Os indivíduos com o coração indefinido não são possuidores de força de vontade própria. São aqueles que raramente acabam o que começam como dietas, cursos e outros compromissos a longo prazo que exijam sacrifício. Isto não é um defeito, até porque sete em cada oito pessoas tem o Coração Indefinido. Por esta razão, estas pessoas só devem aceitar compromissos que respeitem a sua Estratégia e Autoridade, pois estarão sempre alinhados com o seu verdadeiro eu.
Como o Coração está associado a questões de valor, é frequente as pessoas com este centro indefinido desvalorizarem-se tanto em termos profissionais como pessoais, sentindo uma necessidade constante de provarem aos outros o seu valor. Mais uma vez, a Estratégia e Autoridade providenciam a sabedoria necessária para lidar com isto. Um Coração Indefinido sábio vai determinar facilmente onde vale a pena investir e onde não vale, sem quaisquer sentimentos de culpa.
Coração Definido
Alguém com o Coração Definido tem um acesso consistente à sua força de vontade. Pode estar a chover, a sentir-se exausto, mas se alguém com este centro definido prometeu a si próprio ou a outra pessoa que ia correr 5 km nesse dia, ele vai. Os Corações Definidos são pessoas de confiança e que cumprem as suas promessas. Se por algum motivo que lhes seja alheio eles não o consigam fazer, vão sentir-se culpados. Assim, é importante que os indivíduos com o Coração Definido saibam quando é tempo para trabalhar e quando é tempo para descansar.
A sua força de vontade inesgotável é fonte de inspiração para os outros que, quando dentro da sua força áurica, parecem também sentirem-se incansáveis.
O SEXTO CENTRO: O PLEXO SOLAR
O Plexo Solar é o centro motor das emoções que se situa no gráfico, no triângulo inferior direito. Ele equivale aos rins e aos pâncreas e é um dos centros mais discutidos no sistema de Desenho Humano, pois representa aquilo que mais nos une (ou separa) como seres humanos.
Plexo Solar Indefinido
As pessoas com o Plexo Solar indefinido vieram ao mundo para aprenderem sobre energia emocional e ganharem sabedoria acerca dos seus sentimentos. São indivíduos muito empáticos, capazes de absorver e ampliar as emoções dos outros. Esta capacidade é, na verdade, uma dádiva. Quem não gostaria de saber ler as emoções dos outros? No entanto, para a maioria das pessoas que não entendem como funciona o Plexo Solar Indefinido, isto é muito doloroso, pois passam a vida a vivenciar emoções que não são suas com uma intensidade profunda.
A solução passa por tomar consciência de quais são as emoções que realmente nos pertencem e deixar que o Plexo Solar possa funcionar como um passador e não como uma esponja.
Plexo Solar Definido
O Plexo Solar Definido aparece no gráfico colorido a castanho e significa que essa pessoa é sempre portadora de uma grande energia emocional. Essa energia é tão poderosa que um Plexo Solar Definido atribui automaticamente a essa pessoa a Autoridade Emocional.
Nestas pessoas, as emoções movimentam-se em ondas que podem ter picos grandes ou mais pequenos. Para quem tem o Plexo Solar Definido é importante que as suas emoções sejam validadas, por si mesmo e pelos outros, tanto as negativas como as positivas. Por estarem tão sujeitas a estas ondas de emoções, estas pessoas devem esperar para que a onda passe, ou o seu momento de clareza emocional, antes de tomarem quaisquer decisões.
O SÉTIMO CENTRO: A RAIZ
A Raiz é o centro em forma de quadrado que se localiza na base do gráfico e é um centro motor e de pressão. Pressão é, aliás, o tema deste centro. Se pensarmos bem, a raiz é a origem de tudo, mas para surgir tem que haver pressão. Até o nosso nascimento vem com movimentos de contração.
Raiz Indefinida
As pessoas com a Raiz Indefinida sofrem muita pressão. Não só pressão do exterior, uma vez que todos os centros indefinidos absorvem e ampliam o que vem de fora, mas também interior. Pode parecer natural querer fazer o trabalho todo e depois descansar, mas as pessoas com a Raiz Indefinida nem conseguem ponderar fazer diferente e, por isso, têm muita dificuldade em relaxar e recarregar baterias. A verdade é que há sempre trabalho para fazer e quanto mais depressa o fizermos, mais nos dão, tornando-se num ciclo vicioso para quem tem a Raiz Indefinida. Por isso, é muito importante que estas pessoas percebam que a pressão vem do centro e não é “real”. É apenas e só energia, não temos que agir sobre ela.
Raiz Definida
Quando a Raiz é Definida, o lema é simples, as coisas estão feitas quando aparecerem feitas. As pessoas com este centro definido não cedem a pressões preferindo trabalhar em ciclos cuja origem é a adrenalina. As pessoas com este centro definido, não têm problemas com horários apertados. Na verdade, até os preferem para que assim tenham essa pressão impulsionadora.
O OITAVO CENTRO: O BAÇO
O Baço, ou Centro Esplénico, é o triângulo do lado esquerdo no gráfico de Desenho Humano. É o centro da intuição, da noção de tempo e do sistema linfático e imunitário.
O tipo de intuição localizada neste centro baseia-se nos nossos instintos de sobrevivência e funciona apenas com base no “aqui e agora”. Porque o centro esplénico comunica com a função de sobrevivência, estas mensagens intuitivas são muitas vezes interpretadas como medos. O medo tem uma função importante na nossa vida, pois protege-nos dos perigos. Felizmente, como estes instintos (ou medos) funcionam apenas no momento e podem parecer-nos tão ilógicos, é relativamente fácil ultrapassá-los.
Baço Indefinido
As pessoas com o Baço Indefinido têm um sistema imunitário mais fraco, estando mais sujeitas a doenças e pequenas infeções. Como são pessoas que têm tendência a sentirem-se fracas, gravitam para perto de pessoas com este centro definido para absorverem a sua força.
Com o Baço Indefinido, o acesso à intuição é inconsistente e esta pode manifestar-se de diferentes formas: sonhos, voz interior, pressentimentos, etc… Esta inconsistência leva muitas pessoas com o Baço Indefinido a acharem que não têm intuição ou que não devem confiar nela.
Por ser também o centro da noção de tempo, os indivíduos com este centro indefinido têm alguma dificuldade em fazer as coisas a tempo e horas.
Baço Definido
Com o Baço Definido, as pessoas têm uma saúde forte. Tão forte que às vezes nem dão por estarem doentes até já estarem a precisar de tratamento. Por causa desta tendência para ignorar a doença, é conveniente que os indivíduos com o centro esplénico definido prestem atenção quando alguém lhes pergunta se têm andado bem.
A intuição vinda deste centro definido é como uma voz que fala baixinho e apenas uma vez. A maioria das pessoas com este centro definido só aprende a ouvir esta voz por volta dos 40 anos.
Como este é o centro dos medos que nos conduzem à sobrevivência, quem possui este centro definido sente esses medos de forma muito real. É, por isso, importante que não se deixem paralisar por eles e entendam que alguns medos existem para ser ultrapassados se a Estratégia individual assim o determinar.
O NONO CENTRO: O SACRO
O Centro Sacral, ou Sacro, é um dos centros mais importantes no sistema de Desenho Humano. É o centro energético da força de vida e do trabalho e está associado aos órgãos reprodutores. O Centro Sacral é o centro motor mais importante e poderoso que detém uma grande influência sobre nós.
Sacro Indefinido
As pessoas com o Sacro Indefinido não foram feitas para trabalhar oito horas de Segunda à Sexta. Embora por vezes lhes possa parecer que têm uma energia infindável para trabalhar, esta é limitada a pequenos períodos de tempo. Alguém com este centro indefinido não sabe dizer “Já chega!”, o que os leva a fazerem mais do que devem pois absorvem a energia sacral dos outros.
Porque cerca de 70% da população tem o Sacro definido, as pessoas com este centro indefinido são apelidadas de preguiçosas e dorminhocas. Na verdade, dormir é extremamente importante para a saúde destas pessoas para recarregarem e revitalizarem o seu corpo.
Sacro Definido
O Sacro Definido aparece como um círculo vermelho no gráfico de Desenho Humano. Ter este centro definido significa imediatamente que se é um Gerador ou um Gerador Manifestante. O propósito dos seres com o Sacro definido é trabalhar mas isso não quer dizer que se trabalhe muito e bem em qualquer coisa. Tem de ser apenas e só naquilo que acende a chama interior do Sacro.
Este centro, quando definido, assume uma função primordial em quem o tem. É uma luz interior que acende e apaga conforme o que lhe aparece à frente e é uma excelente bússola para guiar quem o tem.
No entanto, o centro Sacral foi feito para responder e não para iniciar, o que significa que existe um determinado grau de passividade num ser que foi feito para estar a trabalhar. O Centro Sacral atua como resposta a algo, por isso, os indivíduos com este centro definido precisam de aprender a esperar e a responder apenas e só com a voz binária (Sim/Não) do Sacro.
A energia de um Sacro Definido é sustentável e foi feita para ser queimada até ao fim todos os dias. Os Sacros Definidos dormem melhor quando completamente exaustos, ao contrário dos Indefinidos.
Os centros definidos e indefinidos em nós correspondem à nossa unicidade, mas são também uma oportunidade de nos apercebermos da nossa aura coletiva. Com mais pessoas à nossa volta, nós absorvemos a energia delas e elas as nossas. Todos juntos, temos os centros todos definidos e ativamos todos os canais. Se todos os nossos centros estivessem definidos, estagnávamos e, por isso, os nossos centros indefinidos são o nosso espaço de crescimento extremamente dependente de onde estamos e de quem está à nossa volta, daí ser também o espaço onde recebemos o nosso condicionamento. A Estratégia e a Autoridade são a entidade que regula se o condicionamento exterior é bom para nós ou não. Alinhados com ela, podemos garantir que as energias exteriores que recebemos nos nossos centros indefinidos vão trazer-nos para perto de uma vida dentro do nosso Eu autêntico.