Sê bem-vindo/a este mundo maravilhoso de autoconhecimento que começa com o teu Gráfico de Desenho Humano. O Desenho Humano, ou Human Design em inglês, é uma ferramenta de autoconhecimento que sintetiza o conhecimento antigo e a ciência atual. Na verdade, as bases do Desenho Humano são tão complexas quanto lógicas, mas com a ajuda da tecnologia moderna, está ao alcance de todos. Lembra-te que só tu te podes conhecer melhor do que ninguém. Embora possas pedir a alguém para fazer uma análise do teu gráfico por ti, o que te pode ajudar bastante, toda essa informação terá que ser absorvida (ou não) por ti. A tua expansão pessoal nunca vai depender de um gráfico de Desenho Humano que alguém interpretou para ti mas apenas e só da forma como aplicas essas informação na tua vida.
És um ser único, então vem-te descobrir. A tua viagem começa aqui.
Como Fazer Um Gráfico De Desenho Humano
Para começares a entender o teu Desenho Humano, deves obter o teu gráfico de Desenho Humano ou bodygraph. Há vários sítios na internet onde podes obter o teu gráfico gratuitamente. N’ O Mapa do Tesouro já o podes fazer de forma gratuita na nossa página O teu Mapa. Para este gráfico ser calculado é preciso inserir 3 dados importantes:
- Data de Nascimento
- Hora do Nascimento
- Local do Nascimento
Nem sempre se sabe a hora do nascimento. Nesse caso, pode-se fazer um cálculo aproximado do teu Gráfico de Desenho Humano. Por exemplo, se foi a meio da tarde podemos colocar 15h00. Se não sabemos de todo a hora, podemos utilizar meio dia mas só a hora exata vai produzir um gráfico exato, tal como na astrologia, por isso
Com estes dados inseridos, o Jovian Archive mostra-nos um gráfico de Desenho Humano representativo do nosso corpo com uma coluna de símbolos de cada lado (Design/Personality) e uma coluna de texto informativo à direita.
Toda esta informação pode parecer avassaladora mas vamos por partes porque com este passo apenas, podemos extrair a informação suficiente para nos começarmos a alinhar com o nosso Autêntico Eu.
Como Interpretar Um Gráfico de Desenho Humano
Dentro da representação gráfica do nosso corpo encontramos várias formas geométricas.
Estes são os centros energéticos que todos temos e sobre os quais podes ler mais aqui. Alguns dos teus centros (ou todos) vão estar em branco, são os teus centros indefinidos. Outros vão estar coloridos e são os teus centros definidos.
Estes centros estão ligados através de linhas que poderão estar coloridas, em branco, apenas metade coloridas ou coloridas com uma ou duas cores diferentes. Estas linhas são os teus canais e representam caraterísticas particulares e temas recorrentes da tua personalidade. Estes canais partem dos centros através de um ponto com números que vão de 1-64, estas são as tuas portas, que tais como os teus canais, representam temáticas inerentes ao centro onde existem. Quando o número está em relevo e com uma cor a sair pelo canal, diz-se que a porta está ativa. Quando um canal está todo colorido, unido pela ativação da porta de um lado e de um outro, também se diz que está ativo ou que se tem esse canal. Cada Porta tem um nome, por exemplo, Porta 20 – A Porta do Agora, e cada Canal também, Canal 9 – 52 – Canal da Concentração.
A forma como os centros interagem entre eles vai definir o teu Tipo de Energia. Encontras essa informação na coluna de texto à direita onde diz Type (Tipo). Há cinco tipos de energia: Gerador (Generator), Projetor (Projector), Gerador Manifestante (Manifesting Generator), Manifestante (Manifestor), Refletor (Reflector).
Cada Tipo de Energia tem as suas caraterísticas peculiares e funciona com uma Estratégia (Strategy) e Autoridade Interna (Inner Authority) que podes encontrar listadas a seguir ao teu Tipo. A tua Estratégia é o teu plano de orientação na vida, ou como deves proceder para que as tuas ações, relações e comportamentos se enquadrem dentro do teu Tipo de Energia. Cada o Tipo de Energia funciona com a mesma Estratégia mas pode funcionar com Autoridades diferentes. A tua Autoridade vai dizer-te como deves tomar decisões. Os Tipos de Autoridade que existem são a Sacral (sacral), Emocional (emotional), Esplénica (splenic), Mental (mental), Lunar (lunar), Egoíca (ego) ou Auto-Projetada (self).
Neste caso estamos na presença de um Gerador Sacral (Sacral Generator), isto é, um Tipo de Energia Gerador cuja Autoridade nas decisões é a resposta sacral. A Estratégia de um Gerador é Esperar para Responder e essa resposta deve ser dada com o Sacro/Autoridade Sacral. Se for um Projetor Emocional (Emotional Projetor), a autoridade nas decisões é a Emocional. A Estratégia de um Projetor é Esperar pelo Convite. Sendo assim, quando o convite chegar, a resposta só deve ser dada após algum tempo de espera, uma vez que uma Autoridade Emocional só funciona depois de atingir a calma e clareza.
Entre a Estratégia e a Autoridade encontras uma linha chamada Not-Self Theme. O Not-Self Theme refere-se à emoção que experiencias quando não estás a viver de acordo com o teu Desenho Humano e varia apenas com o teu Tipo de Energia. Isto é, todos os Geradores, Projetores, Geradores Manifestantes, Manifestantes e Refletores sentem a mesma emoção consoante o seu Tipo de Energia. Neste caso, um Gerador desalinhado tende a sentir muita frustração. A emoção que vês listada aqui ser-te-á familiar a não ser que já estejas no bom caminho de viver a verdadeira versão de ti.
De cada lado do teu gráfico de Desenho Humano encontras uma coluna com os símbolos dos astros que podes reconhecer se estás familiarizado com a astrologia. O quadrado do topo refere-se à posição do Sol, no teu Inconsciente (Design) do lado esquerdo e, do lado direito, no teu Consciente (Personalidade). Na verdade, todo o teu gráfico é composto por dois gráficos diferentes sobrepostos, o teu Inconsciente e o teu Consciente. Na posição do Sol terás um número seguido de um ponto. A seguir ao ponto tens um número que vai de 1-6 e compõe o teu Perfil em Desenho Humano, na sequência de Consciente para Inconsciente, e que vem listado como Profile (Perfil) na coluna de texto. Neste caso temos um 5/2. O perfil representa o arquétipo de como te vês versus como os outros te vêem e podes ler mais sobre estes arquétipos aqui.
De seguida, na coluna de texto podes descobrir a tua Definição (Definition). A tua Definição representa a forma como a energia se concentra em ti e como, consequentemente, assimilas o mundo. Se tiveres um grupo de centros todos ligados entre si, és de Definição Única (Single). Se tiveres dois ou mais grupos de centros não ligados és de Definição Partida (Split), Tri-Partida (Triple Split) ou Quadri-Partida (Quadruple Split).
Por fim, tens a Cruz da Encarnação (Incarnation Cross), que para além de ter um nome longo e complicado, ainda apresenta uma sequência de números. A Cruz da Encarnação revela o teu Propósito na Vida, o que vieste fazer ao mundo. A Cruz da Encarnação é calculada com base no cruzamento das 4 portas mais importantes, Sol e Terra no lado Consciente e Inconsciente. Há 192 Cruzes de Encarnação possíveis e cabe-te a ti escolher viver esse Propósito ou não, mas a tua Cruz da Encarnação vai sempre surgir de uma forma ou outra na tua vida e vai tornar-se mais evidente algures entre os teus 38-42 anos, aquando da oposição de Úrano.
Já conheço o meu Gráfico de Desenho Humano. E agora?
É importante perceber que a informação que encontras no teu Gráfico de Desenho Humano não necessita de ser assimilada de uma só vez. Alguns destes dados variam demasiado entre si para permitirem uma interpretação imediata. O ponto de partida deve ser sempre o Tipo de Energia seguido da Estratégia e da Autoridade. Entender estes três elementos e como eles funcionam entre si abre a chave para encontrarmos o nosso Tesouro: NÓS!
O nosso Gráfico está cheio de pequenos detalhes únicos acerca da nossa personalidade, desde cada Porta até às setas no topo que revelam ainda mais informação acerca da nossa maneira de ser e estar na vida. O Gráfico de Desenho Humano é como um mapa do tesouro que és tu. Se pretendes descobrir muito mais acerca de quem és, podes explorar todos os detalhes. Há vários recursos online para aprenderes, porém muitos estão em inglês. Aprender Desenho Humano é dispendioso em termos de tempo mas é um investimento válido em ti. Por outro lado, tens também a hipótese de investir numa análise do teu Gráfico feita por alguém experiente e dedicado ao estudo da Ciência da Diferenciação. Se isto é algo que te interessa, descobre mais aqui.