Um Perfil em Desenho Humano é um tipo de personalidade que deriva das linhas das Portas no signo solar consciente ou inconsciente. O signo do Sol é o primeiro signo no gráfico que aparece nas colunas que definem o teu Design (inconsciente) e a tua Personalidade (consciente) no teu Gráfico de Desenho Humano.
As linhas são os números mais pequenos que se encontram à direita dos números maiores. Estes números são sempre entre 1 e 6 e apresentam-se numa determinada combinação separada por uma barra. Por exemplo, 5/1 ou 3/6, embora nem todas as combinações sejam possíveis.
Existem, então 6 linhas que se combinam entre si podendo ser conscientes ou inconscientes. Cada uma destas linhas representa um determinado arquétipo ou determinados temas associados a esse arquétipo. O Perfil é uma espécie de representação desse arquétipo na nossa vida. Tal como o Tipo de Energia, o Perfil representa o modo como interagimos com o mundo, mas, ao contrário do Tipo de Energia, não se limita à representação da nossa força áurica. O Perfil representa também os temas mais predominantes na nossa vida ou situações que vão ocorrer repetidamente ao longo dela.
Assim como todos nascemos com um Propósito, também nascemos com um Perfil que nos encaminhará para esse Propósito conferindo-nos um certo tipo de personalidade com determinadas caraterísticas.
Sendo o nosso Perfil composto por duas linhas, uma das quais é consciente e outra é inconsciente, isto significa que há dois arquétipos da nossa personalidade: um que é claramente percetível aos outros (inconsciente) e outro (consciente) que está muito presente dentro de nós mas muitas vezes não está à vista dos outros. Não temos qualquer tipo de controlo sobre a nossa linha inconsciente, ela simplesmente existe dentro de nós.
As 6 Linhas e os seus Arquétipos
Linha 1 – O Investigador
O Investigador é incansável na sua busca por informação. É o tipo de pessoa que precisa de estudar todas as hipóteses antes de tomar uma decisão. O Investigador lê todas as opiniões sobre um produto antes de comprá-lo e lê todas as especificações todas do mesmo. Um Investigador é uma fonte de informação porque anda sempre em busca dela. Adora aprender e adora questionar.
O Investigador é aquele amigo que quer ter a lista de ingredientes de um prato antes de o pedir num restaurante.
Linha 2 – O Eremita
O Eremita precisa de tempo e espaço para estar a sós. Na verdade, o Eremita é alguém especial, pois possui um ou vários talentos inatos dos quais nem se apercebe e, como Eremita que é, esconde ou desvaloriza-os. O Eremita só sai cá para fora quando é chamado a usar o seu talento, caso contrário, ele fica em casa.
O Eremita é aquele amigo que, relutantemente, acede a ir a uma festa, mas quando o conseguem arrastar até à pista de dança, revela ser o melhor dançarino de todos.
Linha 3 – O Mártir
O Mártir veio ao mundo para aprender com os erros, é a partir da constante experimentação que o Mártir cresce e amadurece. É importante que um Mártir tenha a hipótese de cometer erros sem ser julgado ou criticado. Se qualquer um de nós aprende com os erros, ninguém o faz melhor do que um Mártir, que é capaz de se atirar para dentro de uma piscina de água gelada só para descobrir o que é ter hipotermia.
O Mártir é aquele amigo que leva a vida a ter acidentes, a ir contra objetos e a fazer figuras ridículas, mas nem por isso se deixa abater.
Linha 4 – O Oportunista
O Oportunista gosta de conhecer muita gente e fazer muitos contatos e partilhar outros tantos. Ele tem uma tendência para estar no lugar certo à hora certa. Para o Oportunista, as oportunidades surgem facilmente e ele não só as aproveita como as partilha com quem achar útil, abrindo caminhos para si e para os outros.
O Oportunista é aquele amigo que conhece sempre alguém onde quer que vá.
Linha 5 – O Herege
O Herege quer salvar toda a gente. Ele atua como um espelho kármico que serve de projeção para os outros conseguirem ver as suas feridas. O Herege não deixa ninguém ficar para trás e para tal, precisa de dizer sim a tudo de sim para agradar a todos. Quando isso não acontece, o Herege é severamente criticado e até posto de lado pelos outros. Na vida dos Hereges há pouca margem para erro. Isto faz com que o Herege necessite de ganhar um nível de confiança muito grande nas suas relações antes de se abrir totalmente, não vá alguém atirá-lo para a fogueira ao primeiro sinal de desilusão.
O Herege é aquele amigo que atende os teus telefonemas a meio da noite se precisares de falar com alguém.
O Modelo é alguém que serve de exemplo para toda a gente. Porém, este papel não vem de nascença. O Modelo passa por diversas fases de vida até se tornar naquele que todos admiram e respeitam. Até aos 30 anos, o Modelo passa por uma fase rebelde em que experimenta diversas coisas. Dos 30 aos 50, passa por um ciclo de integração e estudo. Finalmente, a partir dos 50, o Modelo aplica tudo o que aprendeu na sua fase experimental e de estudo, tornando-se assim um indivíduo cheios de sabedoria.
O Modelo é aquele amigo que na juventude só pensava em festas e bebedeiras e tornou-se o amigo com mais sucesso profissional e familiar.
Os 12 Tipos de Perfil em Desenho Humano
Os Perfis são obtidos através da combinação das linhas, mas, uma vez que eles descendem como uma hélix de DNA, saltam sempre uma linha. Sendo assim, as combinações são as seguintes:
1/4 – O Investigador/O Oportunista
2/4 – O Eremita/Oportunista
2/5 – O Eremita/O Herege
3/5 – O Mártir/O Herege
3/6 – O Mártir/O Modelo
4/6 – O Oportunista/O Modelo
4/1 – O Oportunista/O Investigador
5/1 – O Herege/O Investigador
5/2 – O Herege/O Eremita
6/2 – O Modelo/O Eremita
6/3 – O Modelo/O Mártir
Apesar de cada linha ter as suas caraterísticas definidas, quando formam um Perfil em Desenho Humano, elas interagem e ganham contornos ligeiramente diferentes. Assim, um Investigador consciente vai usar essa linha de forma diferente de um inconsciente. Um Investigador/Oportunista pode, por exemplo, estudar a fundo os sítios onde pode conhecer uma pessoa que lhe dará uma oportunidade de emprego e assim que se encontrar nesse sítio, a oportunidade surgirá. O Oportunista/Investigador conhece alguém que lhe vai abrir a porta por acaso, depois, bombardeia-a com perguntas que lhe permitirão receber uma oferta de emprego.
Alguns perfis complementam-se ou opõem-se mais que outros. Um Herege/Ermita vai querer salvar o mundo, mas falta-lhe o ímpeto para sair de casa ou falar com alguém, o que lhe vai complicar a tarefa. Um Eremita/Herege vai ser atirado para ribalta inevitavelmente, por mais que tente evitá-la.
O Perfil é um componente importante do nosso Desenho Humano, pois permite-nos encontrar e aceitar traços essenciais da nossa personalidade que nos permitirão alinharmo-nos com o nosso Propósito e honrarmos a nossa energia de forma adequada.