O Perfil 1/3, Investigador/Mártir, em Desenho Humano é um Perfil que tem uma caraterística particular porque junta duas linhas intrapessoais. Isto quer dizer que, por norma, o Perfil 1/3 tem tendência a fixar-se no seu interior, dando a parecer ser alguém egocêntrico, fechado e até desligado do mundo. Afinal, tanto um Investigador como um Mártir têm as suas vivências muito centradas em si mesmos.
Uma boa analogia para o Perfil 1/3 é o típico génio cientista obcecado em descobrir alguma coisa nova, que passa horas fechado no laboratório a fazer experiências para comprovar teorias. O seu objetivo é conseguir provar algo, a si mesmo e depois aos outros, descobrir algo extraordinário e superar-se continuamente. Afinal de contas se olharmos para as linhas consciente (1 – Investigador) e inconsciente (3 – Mártir), temos alguém que gosta de ir a fundo nas coisas através da experimentação. Isto não significa que o caminho deste Perfil esteja apenas no ramo científico ou do estudo académico.
Na verdade, pela sua qualidade tão interior, este Perfil vê-se muitas vezes no meio do desenvolvimento pessoal. O Investigador/Mártir passa muito tempo a estudar-se e a observar o resultado das suas vivências e do mundo à sua volta. São pessoas com um vasto conhecimento porque aprendem de duas formas: através do estudo e aprofundamento (linha 1) e através da experiência (linha 3).
O Perfil 1/3 e a Busca Pela Certeza
Na sua linha 1 consciente, os Investigadores procuram a segurança da informação. Não são o tipo de pessoa que começa a falar de um assunto qualquer ou se declara a autoridade nalgum tema porque para eles, o conhecimento teórico é muito valorizado. Eles necessitam dele para justificar a sua vivência e isso dá-lhes uma qualidade particularmente introvertida. Para um Investigador falar e partilhar o seu conhecimento é necessário mesmo que ele se reconheça como uma autoridade no assunto, caso contrário ficará calado, a ouvir, absorver e questionar essa informação. Este tipo de caraterísticas vai acentuar-se em certos tipos de energia como os Projetores, os guias do mundo que só partilham o seu conhecimento quando convidados e reconhecidos. Um Projetor com uma linha 1 vai ser ainda mais relutante a partilhar o seu conhecimento, pois necessitará de muita validação interna/externa para se considerar um guia no que quer que seja.
Na sua linha 3 inconsciente, os Mártires querem explorar o mundo como crianças e vivenciar tudo através de sensações e experiências. Os Mártires são o tipo de pessoa que não olha por onde anda, tropeça e cai. São frequentemente os vossos amigos desastrados, aos quais têm medo de emprestar o carro ou de pedir para eles encherem o vosso copo de vinho. “Viver é aprender” poderia ser o seu mote. Isto vai-se manifestar em todas as áreas da sua vida, por isso, pode aparentar que os Mártires nem sempre tomam as melhores decisões e que são o tipo de pessoas que se está sempre a meter em apuros. Ensinar algo a uma linha 3 é sempre complicado porque por mais demonstrações e explicações que sejam feitas, eles vão aprender mesmo é metendo a “mão na massa”. As linhas 3 são vistas com mais evidência nas Autoridades Emocionais ou nos Geradores Manifestantes que, por si só, já têm uma tendência para uma certa experimentação ou impetuosidade.
O Mártir vive a vida à descoberta, na base da aventura, o que lhe confere um lado mais descontraído que contrasta agradavelmente com a sua linha 1 mais séria.Se a vida humana tivesse uma linha de Perfil seria um 1/3 porque toda a nossa evolução assentou na procura e na experimentação até encontrarmos uma resposta. Viver é experimentar, mas a sede de superação e melhoramento vem através do aprofundamento do conhecimento teórico.
Com uma vontade de viver incrível, os 1/3 são almas incansáveis, sempre dispostas a aprender. Eles procuram incessantemente a estabilidade num mundo que muda constantemente. São pessoas com a mente muito aberta, mas de forma um tanto ou quanto cética porque necessitam de determinar a qualidade de algo ou alguém antes de se comprometerem. Nunca mintas a um perfil 1/3, eles têm um faro incrível para mentiras porque desconfiam de tudo. Eles dificilmente serão burlados ou entrarão em esquemas que os possam prejudicar porque antes de aceitar qualquer coisa, eles vão investigar tudo.
Apesar de procurarem a estabilidade, todas as pessoas com o Perfil 1/3 podem ser interpretadas como resistentes ao compromisso ou que mudam de ideias depressa. Isto deve-se ao facto da sua linha 1 lhes trazer muita insegurança e a sua linha 3 lhes trazer uma vontade de mudança constante. São o tipo de pessoas que, depois de muito estudar o menu e decidirem que querem provar um prato diferente porque é o que todos recomendam num site, quando o prato vem, ficam a olhar em redor e a ver como são os pratos que os outros pediram. Na verdade, o Perfil 1/3 consegue perder o interesse em algo rapidamente.
O Perfil 1/3 e a Busca Pelo Aperfeiçoamento Pessoal
O Perfil 1/3 vive para o seu próprio autodesenvolvimento, sempre em busca de uma versão melhor deles próprios. O processo de se descobrirem a si mesmos é muito importante para eles. A sua busca, na verdade, é por uma base sólida e de confiança, daí eles precisarem de investigar tudo e experimentar a fundo antes de se comprometerem. Só quando uma pessoa ou um projeto lhe parecem realmente importantes que não suportariam perdê-los é que eles se comprometem.
As pessoas com este Perfil procuram sempre uma autoridade que os ajude a perceber o processo de experimentação. Enquanto a sua linha 3 fica feliz só com este processo e acredita que a única falha é não aprender com os erros cometidos, a sua linha 1 vai ficar frustrada e culpabilizar-se por erros desnecessários devido à falta de conhecimento. Por esta razão, é importante para eles encontrarem alguém em quem confiem e a quem possam fazer perguntas, ou encontrar um sistema que lhes possa dar essa segurança.
“O que é que eu ganho com isto?” é a questão que mais lhes surge na cabeça. Eles precisam de receber antes de dar devido à sua extrema desconfiança. Daí os 1/3 serem o tipo de pessoas que fazem perguntas que deixam os outros desconfortáveis, que perguntam demais ou o que não devem aos olhos dos outros.
O melhor para um Perfil 1/3 é mesmo seguir a sua Autoridade Interna, que é a única em que vão poder debitar toda a sua confiança, mas o 1/3 só se comprometerá com isso depois de estudar o Sistema de Desenho Humano a fundo e o testar exaustivamente. Porém, partir do momento em que um 1/3 se entregue e confie nalgum tipo de conhecimento, ele vai aprofundá-lo melhor que ninguém e, no caso do Desenho Humano, terá o empenho suficiente para seguir todo o processo e experimentar com o sistema.
O fundamental para um 1/3 é perceber que a vida é um processo constante de tentativa-erro que culmina em descobertas que originam uma base sólida de conhecimento. O aprofundamento teórico de tudo não vem tanto antes do experimental, mas concomitantemente. Aceitar esta fluidez nem sempre é fácil, o 1/3 vai querer controlar o seu próprio processo com a mão pesada da linha 1, daí ser tão importante respeitar a sua Estratégia e Autoridade Interna porque lhes vai dar essa confiança no invisível.