O Manifestante representa aproxidamente 8% da população o que faz com que seja um dos tipos de energia mais raros dentro do Sistema de Desenho Humano. Eles são o único tipo de ser que é energia pura porque têm dentro do seu design um canal direto definido (colorido) do centro da Garganta para pelo menos um motor (Ego, Raiz ou Plexo Solar).
Os Manifestantes são seres energéticos que possuem um poder de iniciar coisas sem ter de esperar, mas têm de ter cuidado ao usar esse poder porque correm o risco de irritar os outros. O seu propósito de vida é iniciar uma ação. Por exemplo, quando um Manifestante decide começar um negócio, tudo que ele precisa é de decidir qual o momento certo e, então, simplesmente fazê-lo. Todos os outros tipos energéticos como o Gerador, o Gerador Manifestante, o Projetor ou o Refletor, precisam de esperar antes de agir. Como uma caixa de mudanças, o centro da Garganta dá energia para iniciar coisas como conversas, ou mesmo negócios, sem esperar.
Apesar da larga maioria de nós pensar que adorava ser um Manifestante, sê-lo não deixa de ter os seus desafios. Grande parte dos Manifestantes tem dificuldade em aprender a usar o seu poder da maneira mais correta e podem acabar por ser condicionados a escondê-lo ou suprimi-lo. Os Manifestantes devem aprender a usar a sua energia da maneira mais adequada para evitar encontrar resistência na vida. Quando a energia do Manifestante é canalizada da maneira mais correta, dá aos outros 4 tipos de energia algo para responder.
Os Manifestantes, no entanto, carecem do motor Sacral (Centro Sacro) definido. Isso significa que, apesar da sua tremenda energia inicial, eles não estão aqui para trabalhar de uma forma contínua. Quando se deparam com um trabalho típico das nove às cinco, de segunda a sexta-feira, os Manifestantes costumam sentir-se exaustos ou até com raiva.
Um Manifestante carrega uma voz poderosa e uma presença imponente. Energeticamente falando, quando um Manifestante fala ou entra num espaço, a maioria das pessoas sente imediatamente a sua presença. Como os Manifestantes são o único tipo de energia que pode realmente fazer as coisas acontecer sem ter de esperar, a energia de um Manifestante pode deixar as pessoas inquietas ou incertas. Ninguém sabe realmente o que o Manifestante está prestes a fazer. Isso cria uma aura misteriosa e às vezes até uma certa preocupação face ao Manifestante. Os Manifestantes podem deixar outras pessoas nervosas, especialmente se elas não entendem a sua própria energia. Um Manifestante é chamado de Manifestante porque eles estão constantemente “a Manifestar” na sua mente. Quando um Manifestante tem uma ideia, ele simplesmente a executa e, por norma consegue fazê-lo muito bem pois foi desenhado exclusivamente para fazer coisas.
O Ritmo da Manifestação
Os Manifestantes, tendo em conta que podem iniciar a ação, não precisam necessariamente de outras pessoas para fazer as coisas acontecerem. Um Manifestante entra numa espécie de “ritmo de manifestação” e simplesmente cria de acordo com sua poderosa energia criativa.
Ser um Manifestante pode ser como ser um TGV em alta velocidade, a passar por uma estação após a outra, com toda a força numa direção até que o destino seja alcançado. Mas o que os Manifestantes às vezes não percebem é que há pessoas a espera nas plataformas nas diferentes estações com a esperança de entrar no comboio, mas o comboio não parou na verdade. Consequentemente, as pessoas que esperam pelo comboio sentem-se muito zangadas ou deixadas de fora e podem até partir para outro comboio. O Manifestante pergunta-se: qual é o problema? Ele não chegou ao destino com grande eficiência e rapidez? O Manifestante fica com raiva porque sente que outros estão a tentar controlar o seu processo (e o Manifestante está a fazer isso muito bem por conta própria, muito obrigado!) e os outros estão com raiva porque o comboio nunca chegou e eles não sabem porquê.
Alguns dos Manifestantes mais famosos incluem figuras como: Al Gore, George W. Bush, Frida Kahlo, Jack Nicholson e Richard Burton
A Estratégia do Manifestante: Informar
A estratégia do Manifestante assenta num pilar fundamental que é informar os outros das suas ações. O Manifestante carrega uma aura tão poderosa que pode suavizar o impacto da sua energia, ao usar a sua energia para servir-se a si mesmo e aos outros, observando todos aqueles que são afetados pelas suas ações, e informando-os do que podem esperar.
Informar não é de todo um processo natural para os Manifestantes, podem sentir-se controlados ou manipulados como consequência da sua poderosa Aura. Os Manifestantes ganham urticária quando se lhes tenta dizer o que têm de fazer, o que acaba por acontecer para a vasta maioria dos Manifestantes, fruto da sua experiência desde muito cedo a terem pessoas a tentar impedi-los ou a dizer-lhes que o que querem fazer é impossível.
Compreender a importância de informar para o Manifestante, tem um impacto muito profundo nas suas relações e acaba por remover a resistência que cria o suporte necessário para o seu poder e energia criativa. É importante para os Manifestantes lembrar que só porque informam não significa que têm de parar ou mudar o rumo das suas ações. É apenas a maneira energética de retirar a resistência das pessoas que as suas ações vão ter mais impacto.
Vejamos o caso de um Manifestante que tinha a noite perfeita com a sua companheira. Depois de um jantar, queriam aproveitar o momento e ver um filme e relaxar. A sua mulher foi trocar de roupa e, enquanto isso, o Manifestante decide ir fazer umas pipocas. Ao chegar a cozinha, ele verifica que o pacote estava vazio e então decide agarrar nas chaves do carro e ir à loja de conveniência mais próxima. A sua companheira volta para a sala e não o encontra em lado nenhum. Preocupada, tenta ligar para o telemóvel que ele deixou em casa. Quando o Manifestante regressa, tem a sua companheira à porta de casa super chateada e ele nem percebe porquê. Ao não informar a sua ação gerou este conflito.
Para além de ser muito importante informar, o Manifestante vai sentir-se amado e respeitado se o contrário também acontecer e eles próprios forem informados daquilo que se passa. Por isso se amas um Manifestante, informa-o daquilo que pensas fazer, esta troca energética vai ajudá-los a mitigar o processo natural de raiva que pode ser provocado pelo Manifestante.
Na nossa sociedade é muito comum sermos educados e condicionados para nos comportarmos como Manifestantes. Em crianças ouvimos, “Faz isso”, ou “Vai a luta e faz as coisas acontecerem.” Para grande parte de nós isto torna-se uma experiência frustrante que nunca dá os frutos que queremos na nossa vida. A grande ironia é quando uma criança Manifestante nasce, os Pais sentem desde muito cedo que a energia desta criança é uma força muito poderosa e tentam controlar quem não deve ser controlado. Acabam, assim, por educar estas crianças da maneira errada, e eles aprendem a esconder aquele potencial tremendo ou a fazerem as coisas secretamente.
Por causa deste condicionamento todo a ideia de informar ao Manifestante é algo estranho, e até assustador. Os Manifestantes têm medo de que os tentem parar, que lhes digam o que fazer e acabam por serem castigados por serem demasiado poderosos.
O mundo precisa de Manifestantes para continuar a avançar e evoluir. Mais do que nunca, precisamos de pessoas que saibam criar soluções rapidamente para muitos dos problemas que assolam o mundo. Para tal acontecer, precisamos de Manifestantes que saibam usar o seu poder de forma consciente e que respeitem sempre a sua Estratégia de Informar.
A Assinatura de um Manifestante
É o desejo ardente de um Manifestante sentir a sua assinatura sempre, que é Paz! Se olharmos para a imensa pressão que este tipo de energia sofreu desde o momento em que nasceu e as pessoas à sua volta sentem o seu poder, não admira que desejem tanto encontrar Paz. A Assinatura não é nada mais que o sinal claro do universo que se está alinhado com o seu propósito da alma. Isso acontece, por norma, quando segue a sua Estratégia e Autoridade e informar é fulcral para atingir esse ponto.
No entanto, o tema oposto é o seu Eu Não Autêntico que pode surgir de duas formas muito distintas:
1. Raiva e completa rebeldia (É como eu quero ou não é!).
2. Aqui surge a passividade e acomodação, é como se acabassem por sentir domesticados (Okay eu faço à tua maneira e vamos ver o que é que vai acontecer.)
Quando percebemos os sinais, a raiva é um sinal para estar atento dado que é a resposta clara que o corpo vai dar quando não estamos a fazer algo que vai ao encontro da nossa integridade. Quando se tem este tipo de poder e influência é preciso deixar para trás aquilo que não nos serve. Quando a raiva começa a ser frequente é também sinal que já se sofreu tanto condicionamento que acaba por ser necessário fazer um reset energético. Não esquecer que a Aura de um Manifestante está desenhada para o proteger, dada a sua forma fechada e repelente que pode ser interpretada como imprevisível. Se há algo que a Aura de um Manifestante repele, por muito que lhes custe, é porque é algo que não lhes serve e serve para protegê-los de problemas futuros. Os Manifestantes não têm de perder tempo a justificar-se ou rebaixarem-se. Um Manifestante não foi desenhado para esconder o seu poder, não é o tipo de pessoa que vai construir para os outros, mas sim para ele próprio e foi, sim, feito para criar e ser disruptivo, trilhando novos caminhos e acendendo o rastilho da inovação.
Quando se deparam com uma dúvida que os pode assustar muito, por exemplo, “Será que alguém vai usar aquilo que estou a criar, ou será que alguém vai responder ao que acabei de lançar?”, o mais importante é estar alinhado e agir com integridade, usando a sua Estratégia e Autoridade para os guiar e agir para servir os outros para algo bom.
As Autoridades Possíveis de um Manifestante
Quando olhamos para a autoridade de todos os tipos de energia, ela representa algo um pouco diferente para o Manifestante porque é muito mais que um processo mecânico que é imposto de modo a eliminar ou aliviar a tremenda resistência que eles sentem. Honrar a sua própria Autoridade, torna-se algo muito importante e significativo para encontrar a tão importante Paz que os Manifestantes procuram. Para realmente atingir o seu potencial máximo e conseguir ter o verdadeiro impacto para o qual foram desenhados é preciso agir através da sua verdade interior.
Manifestante com Autoridade Emocional
Para o Manifestante com Autoridade Emocional o timing é algo bastante importante em relação às suas ações. Com o Plexo Solar definido, a verdade e clareza não vão ser conseguidas no momento ou num instante como tanto querem e, alguém que age com bastante impulsividade sem aguardar que a sua decisão seja algo coerente no decorrer da sua onda emocional, vai acabar por encontrar resistência à sua volta e meter-se em sarilhos.
Quando o Manifestante com Autoridade Emocional honra e aceita a sua onda emocional, consegue usar esse tempo para ganhar a clareza necessaria para determinar quais são as pessoas que vão estar impactadas pela sua ação. O tempo é essencial para ter essa clareza. É muito dificil ter 100% de clareza com a onda emocional, mas o tempo vai ajudar a tomar decisões em linha com a sua Estratégia. Algo muito importante para nutrir quando se tem Autoridade Emocional é a a paciência consigo próprio, que pode colher frutos e os resultados desejados.
Manifestante com Autoridade Esplénica
No espectro oposto, o Manifestante com a Autoridade Esplénica é o que com mais velocidade consegue instintivamente e com naturalidade iniciar no momento. Mas há um senão, a pressa do Manifestante aliada à facildade de criar no momento, pode levá-lo a esquecer-se de seguir a sua Estratégia e se não informar, pode acabar por encontrar resistência. É muito importante encontrar esta simbiose entre iniciar e informar quando a Autoridade é a Esplénica. O Manifestante que vai ao restaurante com amigos e ao entrar, o Baço dá o alerta que não quer estar ali, e sai disparado sem informar os amigos vai deixá-los muito chateados. Ele honrou a sua Autoridade e saiu logo, mas essa decisão teve impacto no grupos de amigos e, logo, informar é algo que vai fazer com a resistência seja aliviada no momento de decisão.
Manifestante com Autoridade do Ego
Por fim, para os Manifestantes com a autoridade do Ego, o mais importante é estar em sintonia com o desejo do seu coração! Aquilo que eles queresm é o que precisa de acontecer. Esta autoridade é muito direta e a mais empática, porque existe de uma forma muito pura. As decisões vêm do desejo do coração e são expressas assim: “Eu quero isto, então vou fazer acontecer”. A questão nunca se coloca se se consegue ou não fazer acontecer, mas sim os fatores externos, tais como os protestos de pessoas que têm determinadas expectativas. Neste caso, é importante defletir a indignação dos outros. O mais importante a reter para lidar com estas situações é informar com graciosidade as suas intenções! Mas não nunca confundir informar com pedir autorização, assim que o coração de um Manifestante com Autoridade do Ego decide em algo, ninguém o vai conseguir parar ou demover.
O mundo precisa dos Manifestantes para continuar a girar, o seu poder de iniciação dá-nos todas as inovações que precisamos para melhorar a vida de todos. Para isso, precisamos de Manifestantes que seguem a sua Estratégia e Autoridade e assumem o seu poder em toda a sua grandeza, informando mas não pedindo desculpas por quem são.