Já Albert Einstein dizia que “Tudo é Energia”. A energia não se perde, apenas se pode transformar e a energia fá-lo constantemente. Como seres humanos, temos um grande poder energético que vamos transformando ao longo do dia através de trocas energéticas com o mundo que nos rodeia. No entanto, o modo como essa energia está organizada dentro de nós varia, segundo o Desenho Humano, com a passagem dos neutrinos aquando do nosso nascimento.
O CONCEITO DE ENERGIA NO DESENHO HUMANO
Pensemos, então, na nossa energia como a forma como a nossa aura, ou campo energético, se apresenta. Quando entramos numa sala cheia de gente, como é que os outros nos sentem? Quando iniciamos um projeto, que tipo de energia imprimimos nele para que ele se desenvolva? Quando falamos ou nos movimentamos, que força energética estamos a transbordar? O tipo de energia é extremamente importante para entendermos como nos posicionamos em relação aos outros e ao Universo em geral. O nosso Tipo de Energia, nasce connosco e não pode ser modificado. Vai continuar connosco para sempre. Como tal, é imperativo conhecê-lo e saber como funciona para que não sejamos uma montanha que se comporta como um rio, tentando ir a algum lado quando a sua função é ficar sólida e amovível.
O que define o nosso Tipo de Energia é a definição de certos centros energéticos dentro de nós e/ou a ativação de alguns canais entre eles. O modo como a energia se movimenta dentro de nós vai ser a forma como ela se vai movimentar por fora.
Conhecer o nosso Tipo de Energia vai permitir-nos conhecer a chave mais importante da nossa interação com o mundo: a nossa Estratégia. A Estratégia é uma espécie de regra que define como devemos agir perante o que se apresenta à nossa frente e vai permitir-nos tomar as decisões corretas para nós. Tentar viver sem seguir a nossa Estratégia é como construir uma casa sem alicerces.
Se pensarmos que somos todos seres diferentes uns dos outros e únicos, parece ridículo acreditar que há uma única solução para encontrar o caminho da felicidade. Se conduzimos veículos diferentes, não podemos acreditar que todos chegaremos ao mesmo destino operando-os da mesma forma. Um carro não é um barco, um barco não é um avião. Quantas vezes não fazemos tudo o que o Guru/Pessoa de Sucesso/Padre/Livro de Auto-Ajuda disse e mesmo assim não conseguimos ter sucesso?
O Desenho Humano assenta na diferenciação e entende que o fluxo de energia oscila consoante quem somos. Seguir a nossa Estratégia, que deriva do nosso Tipo de Energia, permite-nos alinharmo-nos com o nosso Propósito e assim diminuir o nível de resistência que encontramos. O nosso Tipo de Energia grita constantemente para nos comportarmos como é suposto e quando fazemos o que é suposto estarmos a fazer, a vida flui: deixamos de procurar o que não nos satisfaz, encontramos paz e sucesso e tudo parece encontrar um significado lógico.
O TIPO DE ENERGIA
Presentemente, o ser humano é composto por nove centros energéticos distribuídos pelo nosso corpo. Todos temos estes centros quer eles apareçam definidos ou não.
No Gráfico de Desenho Humano, os centros estão coloridos por dentro, assim como quaisquer portas ou canais. Nada disto varia ao longo da vida, tendo sido configurado parcialmente cerca de três meses antes de nascermos e terminado no momento do nascimento. Conforme esta configuração, assim vem o nosso Tipo de Energia. Cada centro tem uma função e corresponde a determinadas caraterísticas físicas e psicológicas. A forma como cada centro influencia quem somos vai depender de como este está configurado e das portas e canais que abre.
Presentemente, existem cinco Tipos de Energia diferentes: o Gerador, o Projetor, o Manifestante, o Gerador Manifestante e o Refletor. Vamos ver então quais são as suas caraterísticas particulares:
O Gerador
O Gerador é o tipo energético predominante. Estima-se que os Geradores sejam 37% da população e ainda bem porque os Geradores são a força de vida do mundo. Os Geradores foram feitos para fazer e construir, são a força de trabalho e sem eles nada passaria do campo das ideias. A sua aura é atraente e envolvente, sobretudo quando os Geradores estão satisfeitos.
Para se ser um Gerador, é preciso ter o centro Sacral definido e que este não esteja ligado à Garganta por meio de um canal direto ou indireto.
A Estratégia de um Gerador é Esperar para Responder uma vez que essa resposta é obtida através do Sacro. O Centro Sacral é um poderoso centro energético que responde quase imediatamente a perguntas simples. Os Geradores estão no seu estado natural quando podem responder com um simples sim ou não, que por vezes se limita a ser um acenar com a cabeça ou um som gutural “Mmm-hmmm”. Sendo assim, os Geradores não são, pela sua natureza, feitos para começar algo do zero e completamente original e inovador, a não ser que seja como resposta a um pedido ou necessidade de alguém.
A nossa cultura atual promove o espírito de competição, de forçar as coisas, procurar mais e esse tipo de atitude vai contra a maioria da população, os Geradores, que precisam de responder e não de procurar. Por este motivo, temos muitos valiosos Geradores deste mundo em situação de burnout, cansados de inovar onde não têm espaço e de aceitar propostas que vão contra a sua resposta sacral imediata. Quando um Gerador vive de acordo com o seu Desenho Humano, ele sente satisfação. Se viver contra o seu Desenho, vai encontrar muita frustração.
O Gerador Manifestante
O Gerador Manifestante é o segundo tipo energético mais popular, representando 33% da população. É semelhante ao Gerador uma vez que o seu centro energético mais poderoso é o Sacro. No entanto, os Geradores Manifestantes possuem o seu centro sacral ligado direta ou indiretamente à Garganta, atribuindo-lhes assim um segundo poder energético semelhante aos dos Manifestantes.
O Gerador Manifestante é possuidor de uma energia poderosa e quase inesgotável. Caraterizam-se pela sua capacidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo e uma capacidade incrível de encontrar o caminho mais rápido para chegar ao destino final.
Apesar de terem algumas caraterísticas de Manifestante os Geradores Manifestantes diferem destes porque a sua Estratégia é igual à dos Geradores: Esperar para Responder. O Gerador Manifestante só adquire o poder de iniciar algo quando o faz em resposta a um pedido. Para um Gerador Manifestante, que adora estar ocupado diversas atividades e tem imensas ideias, pode ser muito frustrante ter que esperar para começar. Quando um Gerador Manifestante vive alinhado com a sua Energia, ele experiencia satisfação.
O Manifestante
Os Manifestantes foram colocados neste mundo para iniciar. São eles que detêm o poder de começar projetos e podem até fazê-los sozinhos. Os Manifestantes são o tipo energético que mais se adequa ao padrão cultural atual de “fazer acontecer” mas constituem apenas 9% da população.
Um Manifestante possui o seu centro energético da Garganta definido e ligado direta ou indiretamente ao centro cardíaco ou ao plexo solar ou à raíz, sendo que nunca poderá ter o centro Sacral definido.
A aura do Manifestante, pela sua natureza profundamente individual, é repelente. Pela sua posição energética mais poderosa, os Manifestantes são muitas vezes mal-interpretados como alguém a temer. Isto porque quando os Manifestantes não vivem segundo a sua Estratégia, que é Informar e Depois Iniciar, começam a sentir raiva e não a paz para que foram feitos quando sentem que a missão a que se propuseram foi cumprida.
O Projetor
Um Projetor é um ser humano que não tem o Sacro definido, nem a Garganta ligada a um centro motor, mas possui, pelo menos, algum outro centro definido.Os Projetores formam 20% da população atual e vieram ao mundo para liderar, guiar e gerir os outros. No entanto, para exercerem todas as suas capacidades fantásticas de lideranças, os Projetores precisam de ser convidados. A Estratégia dos Projetores é Esperar pelo Convite que muitas vezes vem através do reconhecimento que os outros lhe dão.
Quando um Projetor não tem a chance de demonstrar a sua capacidade de guiar os outros e otimizar tudo à sua volta, ele sente uma amargura interior extrema. Ao conhecer o seu tipo de energia e a sua estratégia, um Projetor pode ver que só deve utilizar as suas capacidades onde elas são requisitadas e que tentar impô-las em quem não as quer ou não as reconhece, é um erro que só vai ferir a sensibilidade com que foram dotados. A aura de um Projetor é focada e penetrante.
O Refletor
Os Refletores são seres muito especiais. Por não terem nenhum centro definido, são extremamente intuitivos e empáticos. São pessoas completamente abertas ao mundo e aos outros com uma grande capacidade de sentir todos os movimentos da humanidade. Eles não só ampliam como refletem o mundo à sua volta. A aura de um Refletor é resistente pois só se deixa influenciar até certo ponto.
Apenas 1% da população tem este Tipo de Energia e a sua Estratégia é Esperar um Ciclo Lunar. Se um Refletor necessita de tomar uma decisão, iniciar algum projeto ou relação precisa de 29 dias para amadurecer a ideia ou encontrar uma resposta, para que esta venha genuinamente de dentro e não seja apenas um reflexo do que rodeia um Refletor. Quando um Refletor não espera um ciclo lunar, é frequente sentir-se desiludido ou desapontado. Por outro lado, quando um Refletor segue a sua Estratégia e concede a si próprio este longo período de ponderação, acaba sempre por surpreender-se.
A IMPORTÂNCIA DE CONHECERMOS O NOSSO TIPO DE ENERGIA
Conhecer o nosso Tipo de Energia e, por conseguinte, o nossa Estratégia é o primeiro passo dentro da experiência do Desenho Humano. O simples facto de conhecermos o nosso verdadeiro posicionamento no mundo em termos energéticos vai permitir-nos viver com mais leveza e liberdade e limitar a resistência que encontramos na nossa vida.
Por vezes, é normal sentirmos alguma dissonância quando conhecemos o Tipo de Energia. Pode surgir até revolta e confusão. Afinal, é extremamente difícil para um Projetor, por exemplo, perceber que os seus movimentos estão limitados até que surja um convite. Porém, após algum tempo, começamos a perceber que realmente passámos tanto tempo a lutar contra aquilo que fomos feitos a fazer que nos sentimos preparados para aceitar e alinharmo-nos com quem somos na nossa essência. Cada um de nós tem tanto para oferecer e criar no Universo se trabalharmos com Ele e não contra Ele.